Mundo de vaidades

Tradução do Eduardo Vasco, Diário Liberdade

Vivemos em um mundo de vaidades, onde o mais desprezível é recompensado, quem trai, quem não tem escrúpulos, quem atropela para alcançar seus próprios objetivos. Em um mundo de farsas, onde a única coisa real é zombaria. Esse é o mundo que criamos e alimentamos todos os dias com nossas ações ou passividades; estas dependem do que nos convém de acordo com os ventos que sopram em direção à nossa bolha de indiferença e egoísmo.


Um mundo de desrespeito ao outro e a todo ser vivo. Somos sociedades de indivíduos e bonecos descartáveis. Indivíduos que perderam toda a integridade, que o venderam em troca do efêmero que dura o que um chute na bunda. Somos feitos de autodestruição, uma humanidade que todos os dias está comprometida com sua luta para desaparecer; não sem primeiro tomar tudo em seu caminho, tudo o que não lhe pertence, mas que foi descaradamente apropriado, acreditando-se auto-suficiente e mestre, pior que isso: chefe!

E sob essa premissa, muitos caminham pela vida acreditando que os outros devem prestar homenagem a nós e que devem rastejar diante de nós para dar a eles o que eles merecem, mas precisamos que eles se humilhem para que eles nos vejam, naquela altura em que qualquer um Uma brisa pode cair na bunda da cereja.

E nós ingenuamente pensamos que ele nos dá um sobrenome, um título, um emprego, uma marca de roupas ou uma loção. E quando na realidade o que nos faz, o que nos cria, o que nos torna seres humanos é a nossa capacidade de sentir a dor do outro, de ver com os olhos do outro, nos colocar no lugar do outro. Nossas ações se tornam seres humanos diante da injustiça, da zombaria, da deslealdade e da opressão. Confrontado com a ganância de alguns que acreditam que os patronos e caporales deixados em La Patria del Criollo atropelar os direitos de milhares.

Nós nos acreditamos os seres evoluídos do universo e o oposto; Nós somos o recuo constante e perda, intencionalmente. Acreditamos que ferindo os outros estaremos seguros, que a dor dos outros nunca nos tocará, que a sede dos outros nunca teremos e que nossas deslealdades, nossas traições, nossa autoestima serão suficientes para nunca cair nas profundezas daquele abismo ao qual temos tanto medo dele: o da pobreza e da miséria a que forçamos milhares de pessoas a viver.

No fundo do abismo já somos como a humanidade e se não temos capacidade de reagir e pensar coletivamente, dando conteúdo à nossa existência e unificando critérios, propostas, ações; terminaremos com autodestruição definitiva. E não haverá títulos, loções, empregos ou qualquer epifania que possa nos resgatar.

É comum que nós vejamos as faltas dos outros e os covardes se escondendo dos nossos, talvez devêssemos começar por nós mesmos com esse simples exercício de nos vermos diante do espelho e conversando com nossa memória individual e coletiva sobre a humanidade que é criada auto-suficiente quando ela não consegue nem respirar sozinha.

Espero que um dia aprendamos a nos ver sem roupa e a aprender com nossa fragilidade e inconsistência e que não seja tarde demais nesta marcha sem retorno que empreendemos com nosso mundo de vanglória.

Se você pretende compartilhar esse texto em outro portal ou rede social, por favor mantenha a fonte de informação URL: https://cronicasdeunainquilina.com

Ilka Oliva Corado

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.