Escrever, mulheres, escrever

Tradução do Eduardo Vasco, Diário Liberdade

As meninas recebem bonecas para aprender desde cedo que o seu lugar na sociedade é dar à luz e cuidar dos filhos; As crianças que são seus filhos, irmãos, netos, sobrinhos, namorados, amantes, colegas, maridos …, qualquer que seja o grau de consangüinidade ou não, mas o seu papel na sociedade é ser mãe em todo o contexto patriarcal, ou seja, ; deixam de existir para servir aos outros.

As crianças recebem pistolas e carroças, para que possam pegar a rua e saber que as guerras são o gênero masculino. – Será? – Eles raramente recebem brinquedos sem essa marca de gênero patriarcal, brinquedos que exigem inclusão e eliminam estereótipos. Os brinquedos são marcados por seção e cor nas lojas: meninos e meninas.

Nós começamos muito mal, desde a idade de 0-5 anos, quando as crianças imprimir tudo como esponjas, vamos marcar com esses padrões devastadores que os danos na infância e danos na idade adulta, porque o que você aprende De 0 a 5 anos, raramente é apagado do inconsciente de uma criança.

Mas a pior parte é suportada pelas meninas, que serão adolescentes e mulheres adultas, e em todos os estágios de suas vidas elas serão marcadas por essa divisão de gênero e pelos padrões patriarcais, misóginos e machistas que, de uma forma ou de outra, procuram nos mutilar como gênero.

As mulheres são forçadas a silenciar a dor, a raiva, a frustração, a depressão, as perdas que são muitas, para manter nossos sonhos debaixo do travesseiro ou em um recipiente da cozinha. Muitas vezes, jogue-os na lata de lixo para retirá-los e nunca mais os veja. E a vida continua e nós mudamos as meninas para mulheres adultas com estigma em sua pele e memória, com marcas de gênero como espinhos embutidos nos sentidos. Com a violência vivida acumulando-se como gelo, como um bloco de cimento nos ombros, como uma corda nos pendurando, como enormes correntes que não nos permitem andar.

Esse é o patriarcado em que crescemos: o assédio de todas as maneiras possíveis, a violência que tem tentáculos gigantes como a impunidade. E temos a responsabilidade milenar de continuar resistindo não apenas a nós mesmos, mas a todos aqueles que foram silenciados e espancados até a morte. Resista a todos aqueles que lutaram para que hoje possamos levantar nossas vozes. E, claro, entrar os transgressores que atiraram pedras e se acorrentaram às portas, entrar naquele frente e encheram as ruas de slogans, que se atreveu a escrever, quem se atreveu a correr, patinar, gritando, escultura.

Mas os transgressores da vida, eles calmamente cortar legumes, roupas remendadas, olhou febres, lenha divisão e foram forçados a abrir as pernas um parceiro estuprador. Para um padrão misógino. Aqueles que nunca receberam aplausos ou elogios, aqueles cujos nomes não são mantidos pela história do feminismo, mas foram milhões deles na escuridão e abandono, resistindo.

Delas vem nossa força, deles temos que nos alimentar, porque, embora vivamos em uma aparente solidão, não somos ilhas, nos rendemos, somos parte de uma hera que cresce e se expande, não importa o quanto eles tentem arrancá-la e secá-la.

Lembro-me hoje das palavras de Virginia Woolf, uma escritora que não frequentou a universidade, mas que era uma universidade em si mesma e que a deixou para as gerações posteriores, com muitos livros para ler. Você pode ser mais transgressivo? , escreva que durante séculos fomos negados «. A isto acrescento que escrevemos, todos, que temos os nossos diários onde passamos alguns minutos ao anoitecer e conversamos connosco, que nos amamos, acariciamos um ao outro, abraçamos, perdoamos um ao outro, na solidão de uma página em branco que não precisa de nenhum outro. empresa mais do que nós mesmos.

Mas quando não podemos escrever, ousamos pintar, andar, correr, exercitar, pular, gritar, observar, questionar, formular uma análise; que não é necessário compartilhar freqüentemente com alguém que não seja você mesmo. A resposta para tudo não é escrever, realmente não há resposta absoluta, a porta não é a escrita, há muitas portas, cada um de nós encontrará a nossa própria e sua própria forma de expressão; o importante é não ficar preso, porque aquele imenso monstro de tentáculos gigantes chamados de patriarcado nos quer submissos, imóveis e silenciosos.

Um bom exercício geracional poderia ser que, em vez de dar bonecos às meninas, nós lhes demos um diário e um caso de aquarelas. Assim, desde cedo sabem que têm todo o direito de se expressar e que, para a expressão, não há um caminho preciso.

Eu fiquei com a frase de Virginia Woolf, que é aplicável em qualquer circunstância em nossas vidas. E nunca deixe o mensageiro passar, porque é assim que essa enorme hera cresce, o que torna nosso gênero a mesma resistência.

Se você pretende compartilhar esse texto em outro portal ou rede social, por favor mantenha a fonte de informação URL: https://cronicasdeunainquilina.com

Ilka Oliva Corado

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.