Gerações sem memoria

Tradução do Eduardo Vasco, Diário Liberdade 
O que está acontecendo na América Latina agora, deve ser de vital importância para gerações de esquecimento. Todo mundo com 40 anos e menos é considerado parte da geração do esquecimento.
Todo mundo que nasceu durante as ditaduras ou pós-ditaduras foi injetado com o gene da ignorância e do esquecimento coletivo. Nós pertencemos à geração de negação. Somos o produto de um plano baseado nesse objetivo: criar gerações vencidas, chambonas, ineptas, egoístas, consumistas e insensíveis. Alguns abalos em toda a extensão da palavra.

Eles nos distraem com o grosseiro, porque somos incapazes de pensar, de nos perguntar, de duvidar, de destruir conceitos ou definições que nos foram sistematicamente impostas. Incapaz de formular nossos próprios critérios e pior ainda, incompetente para debater e totalmente apático para agir. Somos as gerações perfeitas para um sistema mutilante, patriarcal, misógino e capitalista. Isso nos esmaga todos os dias porque somos incapazes de levantar a cabeça, nascemos olhando para baixo e não ousamos perguntar o que aconteceria se olhássemos para cima, endireitássemos nossas costas e avançássemos. Se levantássemos a nossa voz e acordássemos da sonolência para nos tornarmos entes de mudança.
Gerações que negam suas raízes, sua origem, que se atrevem a esfaquear nas costas, que sonham em ser de outro lugar, que sonham com o que o capitalismo lhes disse que a vida é: ser preenchido com coisas materiais, mesmo que tenham que viver de aparências, esmagando qualquer pessoa para escalar e ser reconhecido (por outro igual ou pior), porque o importante é a vitrine e não a essência, e não o humano, nem a solidariedade. Porque o importante é tudo o que pode ser obtido com dinheiro, com traições e poder.
Essas gerações vencidas são resgatáveis? Sim. Contra todas as probabilidades, eles são. O ser humano tem a capacidade de reivindicar, mudar o caminho quantas vezes quiser, começar de novo quantas vezes for necessário.
Para que essas gerações encontrem a maneira como é necessário que os anciãos sejam candil, para aqueles que acendem o fusível, aqueles que bombardeiam com perguntas no ar, aqueles que desafiam, aqueles que promovem, aqueles que falam sobre a outra verdade, sobre o a verdade que esconde o sistema, a verdade que esconde a impunidade, a verdade que foi inventada para manter sedutoras e ignorantes as gerações do esquecimento. Com isso, eles encontrarão seu próprio caminho sozinhos, mas precisam de alguém para provocá-los.
Quem irá dizer-lhes onde eles estão e por que, sabendo que eles vão procurar seu lugar na história sozinho. Essas gerações precisam saber que elas são vendadas, que a verdade lhes foi proibida, que elas são o resultado de um produto estrutural que corresponde aos interesses das oligarquias e dos intervencionistas que quer dizer; interesses do imperialismo contra uma América Latina que não desista.
É obrigação de gerações de esquecimento, estar com sede, alimentar dúvidas, duvidas, auto-análises e coletivamente. É obrigação deles buscar informações por si mesmas, continuar a pesar da fadiga, não desistir: insistir, insistir, insistir, até que a estrutura patriarcal, classista, racista, misógina, homofóbica e colonial que nos impusessem desmoronasse. Até a sensibilidade despertar e temos a capacidade de observar e perceber com os nossos cinco sentidos a injustiça de um sistema que nos oprime e fazer algo para erradicá-lo!
Porque é inútil saber se nada é feito para mudar o que nos fez objetos de consumo. E o que nos faz odiar um ao outro e sentir vergonha de nossas origens. E negar a nossa herança ancestral, sonhando em ser de outro lugar e sobrepondo quem quer que não nos perspica, nos atinge, nos torturas, nos assiste e nos desapareça.
As gerações do esquecimento são resgatáveis e se eles sabem que estão proibidas, se houver um catalisador que as guie, eles saberão como encontrar o caminho para a liberdade dos povos.
Agora, as perguntas são: quem quer ser um catalisador, mesmo que esteja cansado de lutar e está desmoralizado e deu tudo? Quem quer procurar o caminho para a liberdade, com a humildade daqueles que não conhecem e querem aprender, passar da passividade para a ação, sabendo o que colocará em risco?
Se você pretende compartilhar esse texto em outro portal ou rede social, por favor mantenha a fonte de informação URL:  https://cronicasdeunainquilina.wordpress.com/2017/12/21/geracoes-sem-memoria/
Ilka Oliva Corado @ilkaolivacorado contacto@cronicasdeunainquilina.wordpress.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.